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Anderson de Agelu e Roberto de Xangô.
ILÊ AXÉ BARÁ E XANGÔ
Canoas/RS
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ILÊ AYÊ AXÉ BARÁ E XANGÔ.
PRINCÍPIOS E VALORES
Os princípios e valores da terreira revelam o compromisso com: Inovação e aprendizagem; Ética e Responsabilidade Social; Desenvolvimento do Ser Humano Integral. As normas deverão ser observadas e cumpridas para que se potencialize a formação intelectual, afetiva, moral e espiritual da vida de cada pessoa e para que haja uma convivência harmoniosa para todos os que fazem parte desta família. Leiam com atenção!
Pai Anderson de Agelú 01/12/2012
Cuidados e deveres
O médium tem um complexo espiritual chamado aura, que é formado pelo material (o corpo físico), o duplo etéreo (ou cascão), o perispírito e o espírito.
A aura é formada por elementos energéticos que se chama chacras. É por eles que o espírito incorpora, até unir o seu espírito com a aura do cavalo. Por esse motivo é importante haver uma preparação do médium nos dias de gira para que sua aura esteja leve e limpa,
através de um banho de erva, bons pensamentos, com o mental sem mágoa ou raiva. Sua atenção no dia dos trabalhos deve estar sempre voltada para reunião com os irmãos da corrente, procurar a alegria, boa leitura, não dizer palavrões, fazer refeições leves. Quando o médium for receber a entidade, ele deve ficar com sua mente o mais livre possível de pensamentos. Para quem não tem a prática da concentração, um bom método para facilitar a incorporação é ficar pensando no tipo da entidade que vai incorporar e respirar rapidamente e soltar pela boca o ar aspirado.
A Umbanda, como quase todas as religiões, é machista; e essa é a razão do preconceito com as mulheres em período da menstruação, desde que isso não afete a concentração da mesma, não vejo problemas em manter na umbanda ou quimbanda...
Obrigações
Não tenho nenhuma ligação com a Igreja Católica, muito menos com as regras dessa religião, mas sou totalmente contra os padres que se rebelam com as dificuldades de viver no celibato. Quando foram coroinhas, seminaristas e se ordenaram padres, sabiam que não se podiam casar. Por que depois que entram ficam contra?
As regras são bem claras. Por isso é bom que todos no terreiro conheçam antecipadamente as suas obrigações e o que devem ou não fazer.
Existe um compromisso com o terreiro, seja ele qual for: vontade de evoluir espiritualmente, disciplina na corrente, submissão aos mandos da hierarquia, se não puderem amar seus irmãos ao menos os tolerem, não criticar os outros, cuidar para que suas palavras sempre sejam de incentivo e amor, cuidar e zelar por seu material dos trabalhos e de suas roupas religiosas, honrar a respeitar o nome dos espíritos, respeitar as outras religiões, sempre que tiverem dúvidas perguntar aos dirigentes, não hesitar quando forem convocados para auxiliar o outro como cambono, não fomentar brigas e discórdias, não faltar aos trabalhos (inclusive os que forem marcados em outros dias), cumprir os horários dos trabalhos, cumprir com contribuições financeiras para manutenção da terreira e realizações das festas e obrigações, não freqüentar outros terreiros sem autorização do dirigente, cantar os pontos e auxiliar a manutenção das giras e outras condições que o bom senso determina e que por qualquer motivo eu não tenha mencionado. Sou contra regras e prego a liberdade, mas jamais o médium deve esquecer que a sua liberdade cessa quando começa a do outro.
Servir como cambono por um período no terreiro é uma obrigação dos médiuns novos. Servir e assistir os trabalhos das entidades vai dar um conhecimento significativo sobre a forma como os Orixás, caboclos, guias e exús trabalham.
Todos neste terreiro vão passar por todos os setores da mesma, em seu devido tempo de acordo com suas obrigações.
O médium não deve ficar olhando os outros, julgar ou criticar seu irmão de corrente. Deve cuidar somente de si e deixar para a hierarquia corrigir o erro dos outros.
Levar seu material de trabalho e manter suas roupas religiosas sempre limpa e em ordem e, se não quiser ficar descalço, usar uma alpargata com sola de cordas e nunca tênis.
Chegar e cumprir à risca os horários dos trabalhos e quando não puder participar dos mesmos, avisar com antecedência a sua ausência.
É obrigatório o uso de roupa branca ou na cor de suas entidades estabelecidas pelos dirigentes. As roupas devem ser recatadas. Não se admite o uso de roupas justas, curtas, decotadas ou transparentes.
Nenhum médium pode usar as guias dos orixás antes de fazer obrigação especifica para o mesmo. As guias são entregues no dia do ritual mas permanecem no terreiro.
Os cambonos fazer acompanhamento das consultas desenhando o ponto riscado pela entidade e descrevendo as consultas, No final da gira um relatório deve ser entregues ao dirigente da gira, ao mesmo cabe respeito e confiança das entidades.
Os tamboreiros são proibidos de ingerir álcool só podem tocar tambor usando as roupas adequadas e as guias de proteção;
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Questões pontuais de comportamento ou de desempenho individual devem ser tratadas em conversas particulares.
É VEDADO AO FILHO
É vedado ao FILHO(a), considerado como falta grave e tratado como ato de indisciplina os comportamentos descritos abaixo:
Utilizar-se, sem autorização, de qualquer livro, material religioso, recursos, objetos ou bens de propriedade de irmãos ou da casa. (sujeito á exclusão da mesma
Fazer uso indevido do nome da casa ou Pai de Santo, assim sendo de qualquer irmão.
Promover atividade de comércio como venda de salgados, doces, guloseimas, equipamentos, brinquedos, cosméticos, roupas, joias, convites e outros similares para angariar recurso pessoal ou para outra finalidade, exceto em casos de projetos da casa como um todo autorizados pelo pai de santo.
Gravar ou tirar fotos e publicar nas redes sociais sem autorização prévia e concordância dos demais envolvidos.
Portar ou fazer uso de bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes em atividades promovidas pela casa.
Trazer ou utilizar objetos que comprometam a segurança pessoal e coletiva nas dependências internas e em atividades promovidas pela casa.( armas de fogo, faca etc..)
Mentir, omitir, deturpar, manipular informações para benefício próprio, bem como manifestar comportamentos vitimizadores diante das situações que exigem responsabilidade e autonomia.
Brigar, bater, ameaçar, xingar, cometer atos impulsivos, violentos, agressivos ou provocadores assim como praticar, divulgar e estimular o cyberbullying ou o bullying.
Usar de apelidos, indelicadezas, discriminação ou uso indevido de imagem de irmãos , pai de santo ou mesmo religiosos de outras casas que ferem a integridade, a autoestima ou causam angústia e constrangimento.
Namorar nas dependências da casa ou nas imediações bem como praticar carícias ou gestos de intimidade.
DIREITOS DO FILHO
Pai Anderson de Agelú 01/12/2012