Meio Ambiente e o Transito

01/09/2010 11:10

MEIO AMBIENTE:

É o conjunto de todas as formas vivas e não vivas,incluindo nele o ser humano. Meio ambiente é um bem de uso comum de todos, onde  ninguém tem o direito de dispor dele como bem entender.

POLUIÇÃO: poluir significa sujar,manchar. Poluição é a alteração do meio ambiente que pode afetar a saúde e integridade dos seres vivos. É  a conseqüência da ação nociva do homem sobre o meio.

FONTES: duas são as principais fontes de poluição nas grandes cidades:

1-     as industrias, como fontes estacionárias.

2-     Os veículos, movidos a combustíveis fosseis, como fontes móveis.( petróleo )

 

CONAMA

O CONAMA ( conselho nacional de meio ambiente) é o órgão que tem a função de estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e a manutenção da qualidade do meio ambiente.

 

PROCONVE

O PROCONVE (programa de controle de poluição do ar por veículos automotores) é um importante programa  instituído pela resolução 18/86, que visa principalmente reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores.

 

BENEFICIOS DO PROCONVE

Graças ao PROCONVE, pode-se afirmar que um veiculo leve hoje polui 90 por cento menos que um veiculo em circulação em 1986, há mais de vinte anos, quando o programa foi instituído, sem contar a redução da poluição dos veículos pesados.

 

EMISSÃO DOS GASES

Para andar, os veículos queimam combustível: álcool, gasolina,óleo diesel, jogando gases na atmosfera. Os gases não podem ser vistos mas seus efeitos são sentidos.

 

FICAM NA ATMOSFERA

1-CO- monóxido de carbono, que pode matar por asfixia.

2-CO2-dióxido de carbono ou gás carbônico, que pode em excesso, provoca efeito estufa, como todas as suas conseqüências funestas atuais e futuras para o planeta. Aumento da temperatura de gelo das calotas polares, aumento do nível dos oceanos,desmatamento.extinção de algumas espécies de animais.

3-HC- hidrocarbonetos, gases que podem provocar doenças no sangue.

4-NOX- oxido de nitrogênio,gases tóxicos e corrosivos.

5-SO2-dióxidos de enxofre, que combinados com água, transformam-se em acido sulfúrico ( chuva ácida)

6-AA- adeidos, gases produzidos por veículos movidos a álcool.

 

CAMADA DE OZONIO CFC

O CFC (cloro-fluor-carbono) utilizado em condicionadores de ar,refrigeração,aerossóis,ao escapar para o ambiente provoca a diminuição das moléculas de ozônio, na atmosfera (alta atitude) o ozônio filtra os raios ultra violetas, protegendo os seres vivos das radiações do sol.quando parte da camada de ozônio é destruída, os raios solares podem provocar câncer de pele e perturbações na visa. Em baixa altitude, a camada de ozônio, é extremamente prejudicial, podendo provocar irritação nas mucosas das pessoas. (atualmente, as indústrias estão substituindo o CFC por gases ecológicos.

Exemplo: em são Paulo ozônio de baixa atmosfera, cidade grande que no amanhecer fica nublada por um longo período de tempo devida a poluição

EMISSÃO DE PARTICULAS

A poluição do ar também pode ser causada por material particulado, que são partes muito pequenas que se desprendem do veiculo e são jogadas ao meio ambiente.

Fumaça preta, fuligem, asbestos utilizados nas pastilhas de freio, borracha dos pneus, metálicas de desgaste das peças.

Os veículos movidos a diesel são os que mais poluem o meio ambiente. Oitenta por cento da fumaça preta que sai do cano de escapamento é fuligem partículas formadas por carvão. No ar outras partículas vão se juntar a ela, começando ai os problemas de suade do homem.

RISCOS PARA SAÚDE

Vias respiratórias, mucosas, irritações, asma. Bronquites. Pode ainda provocar intoxicações e até câncer.

ALTERNATIVAS MENOS POLUENTES

Combustíveis alternativos:

Álcool, menos poluente e pode ser usado puro ou misturado a gasolina.

GNV gás natural veicular (metano) combustível limpo que queima por completo não deixando impurezas ou resíduos após a queima.

BIODIESEL combustível biodegradável produzido a partir de plantas oleaginosas ( soja,mamona,girassol) que reduz  emissão de diversos gases.

RRISCOS PARA SAUDE

A poluição sonora pode gerar problemas de saúde relacionados ao aparelho auditivo  á capacidade de concentração das pessoas. A  exposição constante e prolongada ao barulho excessivo pode provocar:

Surdez, cansaço, irritabilidade, stress, falta de capacidade de concentração e insônia.

EMISSÃO DE GASES POR MOTO

Sem catalisador e sem injeção eletrônica uma motocicleta já chegou a poluir dezesseis vezes mais que um carro, sendo que os gases mais emitidos por elas são o CO carbono, HC hidrocarbonetos.

PROMOT

O PROMOT é o programa de controle da poluição do ar por motos.

Que tem objetivo principal de reduzir  a emissão de gases poluentes por veículos novos ( nacionais e importados) de duas ou três rodas, estabelecendo limites para emissão de gases.

 

Em São Paulo existe um sistema de rodízio de carros para diminuir a poluição na cidade, esse sistema consiste nos últimos números das placas, que corresponde no calendário a um dia especifico da semana, neste dia o carro com a placa relacionada no mesmo não deve circular,fazendo assim a diminuição de veículos poluentes circulando na cidade e melhorando a qualidade do ar que se respira na mesma.

Aqui  no RS esse sistema vai ser já foi aprovado e acredita-se que será implantado agora em 2011 ou somente após a Copa.

AÇÕES PARA MNELHORAR

Para que as motos reduzem o nível de emissão de poluentes é necessária a incorporação de tecnologias adequadas como: catalisador e  injeção eletrônica.

DESCARGA ABERTA

O escapamento das motos vem de fabrica com um sistema próprio para diminuir os ruídos do motor, porem para provocar um ruído intenso, muitos proprietários retiram o miolo, deixando o cano. Nesse caso a descarga do som e dos gases é direta, aumentando a poluição.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Manter o veiculo regulado e ecologicamente correto é uma ação que contribui para a melhoria do meio ambiente. Cuidar dos níveis de emissão de gases de um veiculo é uma ação de responsabilidade social.

REVISÃO

MOTOR- um motor regulado consome menos e lança menos poluição

FILTRO DE AR- ele protege o motor das impurezas externa e deve ser trocado sempre que estiver danificado ou saturado de sujeira..

CATALISADOR- obrigatório desde 1997, ajuda a reduzir em 98 por cento a poluição emitida pelos veículos.

 

CUIDADOS COM  A ÁGUA

Até pouco se acreditava que a água era um recurso inesgotável que se renovava inteiramente através de seu ciclo natural, mas devido a poluição dos rios a água perde sua capacidade natural de renovação e fica poluída. A atitude mais inteligente é preservar e usar racionalmente o que a natureza nos da de garça.

O que chamamos de lixo nada mais é do que resíduos sólidos, formados por diferentes materiais: restos de alimentos, papeis, plásticos, madeiras, vidros, metais, borracha, isopor,..

Os projetos de tratamento do lixo devem obedecer a três pontos básicos:

Reduzir, reutilizar e reciclar.

CONVIVIO SOCIAL NO TRANSITO

Cada ser humano é um individuo isso é alguém único.

Para viver o homem precisa estabelecer relações com outros homens, formar bando ou tribos, relação direta, estabelece contato com as pessoas com objetivos, formando assim uma sociedade.

Os conjuntos de grupos formam a sociedade, que é uma estrutura mais complexa alicerçada num sistema econômico, político, social e religioso regido por normas e leis.

A via publica é um espaço que deve ser compartilhado por todos sem diferença de raça,idade,sexo,crença,grau de escolaridade e profissão.

Nesse espaço publico, a boa convivência depende principalmente do cumprimento dos preceitos legais. Ao ocupar o espaço publico, as pessoas são, sobretudo, cidadão: iguais perante a lei com os mesmo direitos e deveres.

A vida é um espaço que deve ser compartilhado por todos. A rua é um espaço onde as pessoas devem se adaptar a ele.

Apesar das suas diferenças individuais, para conviver socialmente no transito, as pessoas devem conhecer e exercer seus direitos e deveres para garantir a segurança em favor do bem comum. O cidadão é um individuo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. O cidadão é a pessoa que vive numa nação.

Perante o estado a pessoa perde a sua individualidade. Para a lei não importa se o individuo é alto ou baixo, gordo ou magro, calmo ou agitado.

No transito direitos e deveres se alternam: quando é direito de um é direito dever do outro e vice versa. se cada cidadão conduzir sua vida baseada nos direitos e deveres, a conduta no transito vai se tornar uma questão de cidadania responsável. Vai haver bons pedestres, bons passageiros, bons condutores porque há bons cidadãos.

Na rua, para garantir a segurança e a preservação da vida, todas essas diferenças devem ser regidas por comportamentos baseados em direitos e deveres previstos principalmente em lei.

O transito é um espaço coletivo pra onde convergem os interesses e conflitos dos mais vaiados segmentos da sociedade.

DEVER DE RUA

 No entanto seja qual for a situação, é preciso fazer o dever de rua.

1-     Dialogando através das luzes do veiculo, vou dobrar a esquerda,vou mudar de faixa etc..

2-     Dando preferência, obedecer aos sinais de transito e as normas de preferência.

3-     Olhando o retrovisor, para identificar o carro atrás e respeitar sua decisão e a sua preferência.

4-     Não fazendo ultrapassagem de risco, principalmente motociclistas.

5-     Não costurar o transito, zig zag.

6-     Não tirar fininho, carros não são paredes de corredores para motocicletas.

É preciso também:

Não se deixar dominar pelo sentimento egoísta, não falar mal ou insultar os outros, saber perdoar os eventuais erros dos outros, saber abrir mão de um direito se este comportamento for capaz de evitar um problema maior.

Respeitar os direitos dos outros, mesmo que para isso tenha que abrir mão do seu próprio.

Prestar ajuda com segurança a quem necessitar pneu furado, pane no motor etc..

Ajudarem-se uns ao outros a fim de solucionar problemas no transito ou evitar que eles aconteçam.

 

PRIMEIRO SOCORROS

 

Primeiros socorros são as providencias iniciais e temporárias que devem ser tomadas no local do acidente até a chegada das equipes de socorro.

1 sinalização do local do acidente

2 acionamento correto do serviço de emergência.

3 avaliação das vitimas e utilização de técnicas simples que aliviem as condições que ameaçam a vida ou que possam agravar seu quadro. Estacionar em segurança, sinalizar o local,chamar o socorro sabendo descrever o local exato do acidente e as condições das vitimas e identificando-se primeiro ao telefone.

Em primeiros socorros nem sempre o que o leigo sabe, pode ou deve ser feito, na verdade o leigo não esta autorizado a realizar certos procedimentos na vitima, a prestação inadequada de socorro pode agravar as lesões.

A legislação brasileira prevê que  é obrigação de todos envolvidos ou não no acidente prestar socorro a vítima desde que não haja risco para sua própria vida, porem sempre deve se prestar ajuda e em seguida pedir auxilio profissional da equipe de socorro

O código penal brasileiro em seu artigo 135 diz que é crime deixar de prestar assistência, quando possível fizer sem risco pessoal.

É importante ressaltar que essas ações podem ser realizadas por varias pessoas ao mesmo tempo.

É fundamental garantir segurança ao local,ás vitimas e aos próprios atendentes, segundo protocolo internacional NINGUEM esta autorizado a iniciar qualquer tipo de abordagem ás vitimas se não houver condições seguras de acesso a elas e também se não houver condições que garantam a total segurança de quem vai prestar socorro.

Por isso antes de se aproximar do local do acidente é importante verificar se há riscos de explosões, incêndios, desmoronamento, se há perigos de cabos elétricos, caso haja deve-se aguardar a chegada de pessoas qualificadas e socorro

Sinalizar o local de modo adequado é importante para garantir segurança a todos evitando que haja mais vitimas com ocorrência de novos acidentes.

Sinalizar com tudo o que for facilmente visualizado pelas pessoas que passam pelo local.

Para solicitar ajuda ao telefone você deve ser especifico e falar com clareza:

Qual o tipo de acidente, colisão, atropelamento?

Quais os veículos e quantos envolvidos?

Qual a gravidade aparente do acidente?

Quantas pessoas vitimadas?

Existem pessoas presas as ferragens?

Existe vazamento de combustível ou outros produtos químicos?

Como falar com as vitimas: você deve fazer segundo a ABRAMET quatro atitudes básicas: informar, ouvir, aceitar e ser solidário.

A vitima deve ser informado do que esta acontecendo e o que esta sendo feito, deve-se ter cuidado com o que se diz perto da vitima, mesmo inconsciente.deve-se tentar transparecer calma para reduzir o pânico de todos os presentes.

Ouvir as queixas das vitimas, ajuda a tranqüilizar, não deve se mentir e nem dar informações que causem impacto.

É importante ser solidário, permanecendo junto a vitima quando garantida a segurança.

Avaliação primaria consiste em verificar os sinais vitais, que são temperatura, pulso,respiração e pressão arterial para isso os profissionais da saúde dispõe de equipamentos.

]seu trabalho é: ver se as vias aéreas nariz, boca, garganta estão obstruídas, levando se em conta uma possível fratura na coluna cervical pescoço, por isso tome cuidado para não mover a pessoa.

Respiração da vitima, a circulação, pulso, estado de consciência e a temperatura da vitima e a existência de outras lesões.

A cabeça e o pescoço da vitima devem ser sempre imobilizada.

Os procedimentos acima  fazem parte da avaliação primaria, agora vamos ver a avaliação secundaria que consiste em outros detalhes ligados aos mais graves tipo.

Tamanho do ferimento, gravidade da fratura, outras lesões..

Em geral o leigo não deve movimentar a vitima nem tirar capacetes de motociclistas acidentado se não deve dar líquido a vitima.

CONVULSÕES

São contrações musculares involuntárias provocando movimentos desordenados, podendo ocorrer perda da consciência. Pode m acontecer em conseqüência de febre muito alta,intoxicações,epilepsia ou lesões no cérebro.

O corpo fica retraído, vitima se debate com violência, olhos virados para cima, lábios e dedos arroxeados, inconsciência, respiração forte e irregular, salivação abundante, devido ao estado de inconsciência que não permite que a vitima engula a saliva, urina ou evacua sem sentir.

PROCEDIMENTOS

Deitar a vitima no chão, afastar tudo o que esta ao seu redor e que possa machucá-la,retirar do corpo da vitima tudo o que possa machucá-la, próteses, óculos,colares, sempre que possível colocar entre os dentes um pano ou lenço para evitar que morda a língua, no caso de já ter cerrado os dentes, não tente abrir,afrouxar suas roupas,proteger a cabeça  e vira-la de lado caso haja vomito. Cessada a convulsão deixe a vitima repousar ate recobrar a consciência. Aguardar o socorro ou procurar auxilia médico.

 Nunca tente fazer:

Colocar os dedos na boca da vitima, não impedir os movimentos da vitima.

 

FRATURAS CRANIO E COSTELAS MUITO IMPOTANTE SABER COMO AGIR.

 As fraturas no crânio nem sempre são visíveis, são lesões graves, pois o cérebro pode ter sido atingido. A vitima com suspeita de fratura no crânio pode apresentar todos ou alguns desses sintomas: dor local,  vomito, inconsciência, parada respiratória, sangramento pelo nariz, boca ou ouvido.

Se o socorro não puder chegar ao local, ao suspeitar de fratura no crânio o acidentado deve ser deitado de costas, afrouxando suas roupas, o ferimento deve ser protegido com uma compressa ou panos limpos sem pressionar, o acidentado deve ser mantido aquecido,não lhe deve ser dado nada via oral, em caso de motociclista não deve tirar o capacete..aguarde a chegada do socorro.

COSTELA

A vitima com suspeita de trauma nas costelas tem dificuldade de respirar e sente dor a cada movimento respiratório, nesse caso a vitima deve ser movimentado o menos possível.

Se a vitima eliminar sangue pela boca.é sinal de que houve perfuração dos pulmões,nesse caso deve-se manter também as vias desobstruídas.

Nuca enfaixe o tórax (peito) ou realizar qualquer outro procedimento que impeça a vitima de respirar.

COLUNA

A coluna vertebral é um eixo de ossos do esqueleto, capaz de  sustentar, amortecer, e transmitir o peso corporal

Do ponto de vista da anatomia,divide-se em : coluna cervical (pescoço) coluna torácica (tórax) coluna lombar (cintura bacia)

No interior da coluna, existe um canal por onde passa a MEDULA, que conduz os impulsos nervosos entre o cérebro e o resto do corpo.

Quando há lesão na coluna, existe a fratura ou deslocamento de uma vértebra por onde passa a medula espinhal, responsável pelo comando de todos os nervos do corpo. Se a vitima for movimentada de modo inadequado, essa vértebra pode se deslocar ainda mais e atingir a medula, ocasionando paralisia, talvez com resultados irreversíveis.

Uma vitima com suspeita de fraturas de coluna pode apresentar. Dor sobre a região atingida, perda de sensibilidade formigamento, perda de movimentos braços e pernas

Não se deve movimentar a vitima nem deixar que ela se movimente até chegar o socorro, manter aquecida, prestar atenção se esta respirando, aguardar a chegada  do socorro

FERIMENTOS NA FACE

Podem acontecer ferimentos na face, como fraturas na face ou dentes hematomas nas pálpebras e hemorragia nasais e no ouvido.

A causa desses traumas é maior se a vitima usar capacetes sem proteção.

Em breve mais informativos..